quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Outubro- Mês rosa


Hey girls, hoje o assunto, é exclusivamente para nós mulheres.
Na correria da nossa vida, como o trabalhos, os estudos, filhos, e outros mais. E sabemos muito bem que quase não temos tempo para nós mesmas. Só que não pode ser assim, temos que nos cuidar, cuidar da nossa saúde principalmente.
Muitas mulheres tem problema de câncer de mama, algumas lutam contra isso, mas tem outras que nem sabem que tem. Como também tem algumas que não sabem como detectar.
O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. O rosa, simboliza o alerta as mulheres para que fazem o autoexame, e a partir dos 50 anos, fazer a mamografia.
O auto exame pode ser feito uma vez por mês e logo após o período mestrual, que geralmente é o mais indicado. Mas lembre-se, somente o médico saberá diagnosticar a doença e indicar algum tratamento ou receitar alguns remédios.



O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:
  • inchaço em parte do seio;
  • irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
  • dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
  • vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
  • saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
  • caroço nas axilas

Idade - A maior parte dos cânceres de mama são encontrados em mulheres com 60 anos ou mais, porém atualmente é cada vez maior o número de mulheres jovens acometidas pelo câncer de mama.
Câncer de mama prévio - Mulheres que já sofreram um câncer de mama apresentam maior risco em comparação àquelas que não tiveram.
História familiar de câncer de mama - Quando um parente de primeiro grau como mãe, irmã ou filha tiveram câncer de mama, isso representa um risco 2 a 3 vezes mais elevado de desenvolver esse tipo de câncer ou de ovário.
Gene do câncer de mama -  Quando uma mulher possui um dos genes implicados no desenvolvimento do câncer de mama possui chances mais elevadas de desenvolver a doença.
Uso de contraceptivos orais ou terapia de reposição hormonal com estrogênio - A maioria dos estudos relacionam apenas o uso prolongado de reposição hormonal e o risco de desenvolvimento do câncer. Contraceptivos orais não causam câncer de mama.
Obesidade após a menopausa - O risco é um pouco mais elevado para as mulheres obesas na pós-menopausa, embora não existam ainda estudos que comprovam que uma dieta gorda contribui para o desenvolvimento do câncer de mama.
Outros- Quando a menopausa ocorre após os 55 anos, a primeira gestação ocorre após os 30 anos ou na ausência de gravidez o risco de desenvolver câncer de mama também é maior.



 Pode ser feito enfrente ao espelho, no chuveiro, deitada.

Reparem bem quando for fazer o autoexame.



Além de detectar o câncer de mama o autoexame também ajuda na descoberta de outras doenças mamárias.
Detectando alguma coisa irregular, não se desespere, procure um médico, diga o que você tem, e ele vai fazer um exame, e somente ele pode dar o diagnostico correto e te indicar um tratamento.

Bom é isso meninas e mulheres, fiquem atentas ao seu corpo, não se esqueçam de se cuidarem e procurem ir a um médico, para fazer um exame de rotina, para saber se está tudo bem com vocês.


Logo logo tem mais posts para vocês. beijos mil guys!!!
=***

Nenhum comentário:

Postar um comentário